Da beatitude - meditações

 

Da beatitude - meditações



Como atingir a plena felicidade, a beatitude, em tempos tão conturbados? Escrevo aqui as minhas meditações sobre o tema.


Separo o processo de chegar à satisfação constante em três etapas, sendo a última a mais fundamental e é aquela para que as duas outras convergem: Completude físico-mental, completude conjugal e completude Espiritual.

Chamo de completude a ação de conseguir sair da potência, isto é, do que pode vir a ser, para o ato. Como disse o filósofo: as coisas aspiram naturalmente à sua perfeição ¹, o que pode ser provado pelo fato da matéria apetecer a forma, podemos ver nessa tendência natural o desejo, a ânsia, da coisa pela sua completude, ou seja, nada se acalma, nada está satisfeito enquanto não estiver completo. Portanto, a beatitude só pode ser atingida após o homem atingir a sua perfeição.

Completude físico-mental

Para justificar a união “físico-mental” invoco Sertillanges que, em a vida intelectual, disse: “A doutrina do composto humano opõe-se à dissociação das funções espirituais e das funções corporais, ainda as mais estranhas ao pensamento puro. S. Tomás subscreve este pensamento irônico de Aristóteles: “É tão ridículo dizer: só a alma compreende, como dizer: só ela constrói ou tece”; e sustenta estas proposições de aparência materialista: “As diversas disposições dos homens nas obras da alma dependem das diversas disposições de seus corpos”. "A boa compleição do corpo corresponde a nobreza da alma”.”, por isso, é equivocado separar o físico do mental. Como atingir a completude físico-mental é a pergunta agora. A resposta relativiza-se para homens e para mulheres. No primeiro grupo, a resposta parece-me simples: Treine seu corpo, faça exercícios diariamente, apenas guarde os domingos, e cuide de sua alimentação, até porque a completude é físico-mental e não é possível imaginar um intelectual que passa o todo o tempo em digestão. Sócrates dizia que: “Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treinamento físico. Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e força do que o seu corpo é capaz”. Cuida do teu corpo, pelos meus saberes, em questões de hidratação é necessário que um não-sedentário, Deus ajude os que ainda são, precisam beber em média 50ml por 1Kg corporal, ou seja, alguém de 70Kg precisa, em média, beber 3.5L de água todos os dias. Sua meta deve ser chegar o mais perto da potencialidade máxima de seu corpo. Sobre a mente a dica se mantém: treine-a diariamente. Estude todos os dias. O ato do intelecto só pode ser atingido mediante o conhecimento, portanto, ele ficará inquieto até atingir o conhecimento. A relativização para as mulheres, trata-se somente com o treino corporal, digo: não imitem os exercícios dos homens, realizem algo mais leve, somente para não lançar o corpo ao sedentarismo. Assim atingirão a completude físico-mental.


Completude conjugal

É dito no Evangelho que: “os dois se tornarão uma só carne”, oras, para que algo se torne um só, é necessário que antes estivessem separados, como num lago que é separado por uma colina, ao se remover a colina o que antes eram dois, tornam-se apenas um, porque foram separados outrora, mas agora unem-se novamente. Se ao se unirem se tornarão apenas um, isso implica que antes, como o lago eram partes, ou seja, eram incompletos em si mesmos. Portanto, o homem só é completo com uma mulher e uma mulher só é completa com um homem.


Completude Espiritual

Há a necessidade de algo externo completar o Homem, pois se não fosse assim, se ele fosse um fim em si mesmo, completo em si mesmo, a tristeza não seria um problema e a busca por beatitude seria redundante, todos já estariam plenamente felizes. Mas isso é falso. Os homens não estão plenamente felizes, não atingiram a beatitude. Podemos separar as coisas em duas categorias: (1) das completas em si mesmas e (2) das incompletas em si mesmas. Como já foi dito, é impossível que o homem seja uma espécie da primeira, portanto, concluímos que ele é uma espécie de segunda. Se na segunda categoria, as coisas são incompletas em si mesmas, isso implica que elas são completas com outras coisas. Agora, devemos considerar o que é necessário ao Homem para que ele seja completo, se como disse Aristóteles, “Uma andorinha não faz um verão, muito menos um dia bom, similarmente, um breve momento de alegria não torna uma pessoa inteiramente feliz”, um breve momento de alegria não torna alguém inteiramente feliz, podemos excluir a felicidade vinda dos momentos, mesmo de um período prolongado de momentos, pois uma série de momentos, nada mais é do que diversos breves momentos seguidos, e se a felicidade não vem dos breves momentos de felicidade, não será da série deles que virá. Portanto, não são, como querem alguns, as experiências que tornam alguém feliz. As vontades do Homem são infinitas, porque as coisas materiais não podem supri-la; o que é finito não pode suprir o infinito; somente o infinito, Deus, pode. "Ora, na primeira acepção, o fim último do homem é o bem incriado, i. é, Deus, que só, pela sua bondade infinita, pode satisfazer perfeitamente à vontade do homem." - São Tomás de Aquino ³. Portanto, somente na religação com Deus, o Homem pode ser completo de forma real é na completude Espiritual que a verdadeira beatitude reside, as outras duas completudes só são servis se conduzirem a completude Espiritual, sem ela, pode-se no máximo ter felicidade natural, mas não Eterna. Isso não significa que as outras duas devam ser negligenciadas, pois “a Verdade e o Bem crescem no mesmo terreno” como diz Sertillanges. 


Em conclusão, reitero o que disse: as coisas tendem naturalmente a sua perfeição e a perfeição do Homem consiste na completude físico-mental, conjugal e, principalmente, Espiritual. Em verdade, eu digo que: Se entenderem o que foi lido serão felizes!

Referências

¹ Comentário à Metafísica de Aristóteles - São Tomás de Aquino (P.4 [1,1]): “[A primeira razão consiste em que] qualquer coisa naturalmente [aspira] apetece à sua

perfeição. É daqui que se diz que a matéria apetece a forma, assim como o imperfeito apetece a sua perfeição”.


² Marcos 10:6-9.


³ Suma Teológica (P.946 Tratado da bem-aventurança. Questão 3, Art. 1 — Se a beatitude é algo de incriado).


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